+55 11 3451-4948 | +55 11. 3804-9084 | Seg - Sexta | 9h00 às 18h00

Porque não estou vendo o meu anúncio no Google?

Essa é uma das dúvida mais frequentas dos clientes quando eles fazem um anúncio/campanha no Google. O anuncio está lançado, mas muitas vezes os clientes não sabem o que fazer depois disso, ou até mesmo como administrar isso.

Não é à toa que hoje vamos receber aqui na Kairós, para conversarmos exatamente sobre isso, um cliente que acabou de fazer uma campanha no Google. Vejamos… reunião marcada para às 14h. Agora são 13h50. Temos então 10 minutos para preparar a sala de reuniões, onde o cliente vai entrar cheio de dúvidas e sair com muitas certezas!

14h

A campainha soa por todo o escritório. O cliente chegou e estamos prontos para esclarecer todas as dúvidas que ele possa ter.

— Boa tarde.

— Boa tarde, como vai?

— Bem, bem. Muito bem. Tirando minhas dúvidas.

— Fique tranquilo em relação a isso. Estamos aqui hoje para esclarecer todas elas. Sente-se, fique à vontade.

— Obrigado.

Então lá vamos nós.

— No que podemos ajudar o senhor?

— Então… eu fiz uma campanha no Google. Mas toda vez que eu procuro o meu anúncio eu não consigo vê-lo. Queria saber o porque eu não vejo meu anúncio no Google.

Aí está. Aquela famosa dúvida.

— Certo. Você já tinha feito isso antes? Ou essa foi sua primeira vez?

— Foi a minha primeira vez.

— Tudo bem. Então vamos por partes. O senhor aceita uma água? Um café?

— Um copo da água, está ótimo. Esse calor.

— Sim. Sim.

Copo com água, em mãos. Agora sim, hora de esclarecer a confusão.

— Quando você faz uma campanha no Google, você mesmo define o valor que você quer gastar. Vamos supor que você me fale que você tem mil reais para gastar por mês.

— Certo.

— Então nós vamos dividir por dia, mil reais por mês dão trinta e três reais por dia, ou seja, o Google sabe, pela campanha, que você tem esse dinheiro para gastar. Agora vamos supor que você vai anunciar algo na internet que é muito procurado, certo? O que você anuncia?

— Suplementos.

— Ótimo. Isso é muito procurado na internet. É claro que você tá anunciando para São Paulo inteiro, que são milhões de pessoas. E com trinte e três reais por dia, vamos supor que o click custe três reais. Você não vai conseguir que todo mundo que esteja procurando por aquela palavra dê o click para você conseguir captar esse pessoa.

— Então o que o Google faz?

— O Google, dependendo do quanto você colocou para gastar, vai intercalando. Então ele não coloca para aparecer para você, todas as pessoas que pesquisaram aquela palavra. Se não, em uma hora você já saiu. Se o orçamento acabar, a campanha automaticamente irá pausar.

— Certo. Mas ainda sim, eu não continuo vendo meu anúncio.

— Aí entra outro ponto importe que você deve ficar atento. O Índice de Qualidade. Vamos supor, por exemplo, que a sua campanha tem uma nota sete.

Quando o assunto é muito técnico, ele necessita, naturalmente, de um papel e uma caneta. Enquanto explicamos como esse mundo funciona, vamos anotando e exemplificando tudo. Assim fica mais fácil para o cliente além de visualizar, entender também.

— Então enquanto você tem uma nota sete, os seus concorrentes têm uma nota oito. O Google entende isso e vai colocar o seu anuncio para aparecer menos vezes do que os seus concorrentes. E quando a campanha é nova, como a sua, por exemplo, ela não tem um índice de qualidade formado direito. Você vai avançando aos poucos, vai ganhando autoridade com sua campanha no Google, e assim conquistando seu espaço a mais para aparecer mais vezes.

— Então quer dizer que mesmo eu fazendo uma campanha no Google e colocando as palavras-chaves, eu posso não ver meu anuncio?

— Exatamente. Outra coisa que pode acontecer, por exemplo, se você tem quarenta e cinco reais por dia, e as vezes tem palavras-chaves que custam dez reais, então isso quer dizer que com quatro clicks você já gastou seu dinheiro do dia, então a sua campanha acaba durando uma hora e não o horário normal que dura a campanha.

— Entendi.

— E você precisa ver o raio também. Às vezes você não consegue ver o seu anuncio porque não está no raio atendido pela sua campanha. Se sua campanha está só para captar São Paulo e você está na praia querendo ver como ela tá indo, querendo dar uma checada nela, você não vai conseguir.

— Certo. E como que eu faço para checar se ela está realmente aparecendo?

— A maneira certa de saber se sua campanha está aparecendo ou não, é ver pelo painel do Google, ou checar o extrato que aparece do Google. Ele vai te dizer quantos clicks você teve, quantas impressões, que é quantas pessoas viram a sua campanha, porque nem todo mundo que viu vai clicar, que é uma porcentagem bem grande inclusive.

— Compreendi.

— Se você quiser até colocar em porcentagem, por exemplo, uma média de 4% de clicks já é grande. Aqui na Kairós, nós trabalhamos com uma porcentagem de 10%, isso já ajuda a aumentar o índice de qualidade. Isso seria uma média de cem pessoas, por exemplo. Cem pessoas viram o seu anúncio e dez pessoas clicaram, isso seria a média de 10%, e pelo painel você consegue ver exatamente quantas pessoas clicaram, e isso é importante.

Pausa.

—Uma dúvida, como o senhor fazia para olhar a sua campanha?

— Eu ficava procurando-a no Google.

— Ah certo. Ficar pesquisando a sua campanha é totalmente prejudicial para ela, principalmente quando a campanha é nova. Quando você pesquisa, você tá falando para o Google que tem uma pessoa, que é você mesmo, que tá vendo a campanha mas não tá clicando. E quanto mais pessoas olham e não clicam, para o Google isso quer dizer que você não soube fazer a campanha certo, e que o que você tá anunciando as pessoas não estão se interessando em clicar. Dessa maneira você fere o índice de qualidade da sua campanha.

— Então esse índice de qualidade é muito importante mesmo.

— Extremamente importante, porque ele é um dos grandes fatores que fazem você pagar menos ou mais, o Google, além de ser um leilão, vai muito por meritocracia, quanto melhor estiver a sua campanha, menos você paga.

— Tudo está mais claro agora.

— O senhor entendeu? Conseguimos esclarecer as suas dúvidas?

— Sim. Com certeza! Muito obrigado.

— Nós ficamos muito feliz em ajudar com o seu negócio.

Aperto de mãos.

E essa é a nossa função. Entender e desenvolver soluções precisas, inovadoras e inteligentes que criam valor para todos os nossos clientes.

Veja também: 
Meu site está pronto: o que fazer? 

Leave a Reply